Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 7 de novembro de 2010

Moradores do Morro dos Macacos se reúnem com secretário de Segurança

Comunidade receberá a 13ª UPP do estado no próximo dia 30 de novembro. Reunião deste sábado (6) tratou de projetos para a favela de Vila Isabel.

Moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, se reuniram na manhã deste sábado (6) com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro para conversar sobre projetos para a comunidade.
Ocupado por policiais militares de quatro batalhões há cerca de 20 dias, o morro ganhará uma sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no final deste mês. A unidade atenderá ainda outras comunidades, como Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel.
Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ele conversou com os moradores e disse que a ocupação policial precisa ser acompanhada por serviços que melhorem as condições de vida no lugar.

Na sexta (5), a secretaria havia confirmado que a UPP do Morro dos Macacos será inaugurada no dia 30 de novembro. Segundo a Secretaria, esta será a 13ª UPP do estado e vai atender a 12 mil moradores diretamente, além de outros 27 mil moradores do entorno.

Em nota oficial, a Secretaria de Segurança informou que também participará do encontro o comandante do Comando de Polícia Pacificadora (CPP), coronel Robson Rodrigues, o futuro comandante da UPP da comunidade, capitão Felipe Barreto, e representantes da Secretaria de Estado de Ação Social.

Ocupação

A ocupação no Morro dos Macacos começou no dia 18 de outubro. Cerca de 50 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estiveram no Morro dos Macacos e também nas comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo bairro. Beltrame, já adiantou que as comunidades vizinhas ao Morro dos Macacos também serão pacificadas até o fim do ano.

De acordo com ele, a 14ª UPP irá contemplar os morros São João, Matriz e Quieto, que beneficiará também moradores do Engenho Novo, Grajaú e Tijuca.
A Secretaria pretende pacificar as áreas críticas do Rio até o fim de 2014. Ao final deste processo nas favelas da área do Morro dos Macacos, 44 comunidades estarão pacificadas e cerca de 245 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pelo programa.

Cinturão da Zona Norte

A décima segunda unidade foi inaugurada no Morro do Turano, no Rio comprido, em setembro. E a décima primeira UPP foi instalada no Morro do Salgueiro, na Tijuca, também Zona Norte, que conta ainda com unidades no Borel, na Formiga e no Andaraí.

UPPs na cidade

As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.

A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário