Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Conselhos comunitários se queixam da falta de policiamento

A redução do policiamento os- tensivo em cidades da Região Metropolitana se tornou a
maior preocupação dos conselhos comunitários de segurança — grupos de representantes da sociedade civil criados pela Secretaria estadual de Segurança para, entre outras funções, avaliar o patrulhamento em seus municípios. A causa do problema seria o fato de boa parte dos policiais que integram as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) de Copacabana, do Centro e da Grande Tijuca
ter saído de Cabo Frio, Nova Friburgo, Volta Redonda, Teresópolis e Itaperuna. Eles se inscreveram para as mil vagas destinadas, por edital, ao interior e à Baixada Fluminense, mas foram realocados devido ao projeto implantado em favelas do Rio. Vários entraram na Justiça pleiteando o re-
torno às suas unidades de origem.

— Na UPP do Cantagalo, há moradores de Volta Redonda, Teresópolis e Itaperuna. Eu também não
moro no Rio e gasto quatro horas por dia para chegar ao trabalho. Mas há casos piores — diz, sob condição de anonimato, um dos policiais que recorreram à Justiça.

Ao negar um recurso do governo estadual contra uma decisão favorável a um soldado, a 8 Câmara Cível do Tribunal de Justiça justificou a decisão com base no edital de concurso no qual ele foi aprovado — segundo o documento, os 50 primeiros colocados de cada unidade da PM teria o direito de permanecer nela nos primeiros oito anos de carreira.

No último dia 24, o traficante Vinícius Anselmo da Luz determinou um ataque a uma festa de rua, em São João de Meriti. Sete pessoas foram mortas e 11 ficaram feridas. A tragédia mostra que a violência não dá trégua na Baixada Fluminense. A presidente do conselho de segurança da cidade, Mírian Rodrigues, reclama da falta de policiamento na região, que tem 16 municípios e cerca de 3,5 milhões de habitantes:

— Organizações internacionais estabelecem que o ideal é ter um policial para cada 250 habitantes.
Porém, na Baixada, a relação é de um PM para cada dez mil. O pior é que, como a região tem grandes acessos, incluindo a Linha Vermelha e a Via Dutra, acaba sendo rota natural de fuga de muitas quadrilhas.

São Gonçalo: baixo índice de PMs A situação também é preocupante em São Gonçalo. Na Praça Agenor Martins, onde deveria estar instalado um polígono de segurança, não havia, na última quinta-feira, sequer uma patrulha da PM.

— Às vezes, policiais aparecem, ficam 20 minutos na praça e vão embora — conta a dona de uma mercearia invadida no mês passado por bandidos.

O 7 BPM, responsável pela segurança de um milhão de habitantes de São Gonçalo, tem menos de 600 policiais — metade do efetivo de dez anos atrás. A escassez levou a deputada estadual Graça Mattos (PMDB) a pedir ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a permanência, no município, de 60 PMs que estão sendo formados no batalhão. Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de São Gonçalo, José Antonio Borges, é possível perceber a chegada
de traficantes de outras cidades em favelas locais:

— A comunidade de Três Campos, em Trindade, foi ocupada por uma quadrilha de traficantes do
Rio — afirma Borges.

Segundo ele, a iminente abertura de um shopping na cidade, que deverá receber cerca de 60 mil pessoas por dia, merece atenção especial por parte das autoridades.

— Se não houver aumento de policiamento, esse movimento atrairá criminosos — diz Borges.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo, Rodrigo Guimarães, informou que o batalhão da cidade, o 11 BPM, tem 502 homens para garantir a segurança de 276 mil habitantes de oito municípios — o que corresponde a um policial para cada 550 moradores.

— Não se pode guarnecer a capital e desguarnecer o interior. O projeto de pacificação é importante, mas, para aumentar o efetivo do Rio, o governo deve fazer concursos específicos para moradores da cidade, deixando os policiais de outros estados em suas cidades. Nova Friburgo é historicamente pacífica. Nosso temor é que, por conta da falta de reposição de efetivo, a cidade se torne campo
fértil para bandidos — reclama.

De acordo com Guimarães, 52 policiais recém-formados no 11 BPM foram transferidos para a capital.

— Eu, outros integrantes do conselho tivemos uma reunião com o comandante-geral de Polícia Militar, coronel Mário Sérgio. Ele nos prometeu que, assim que uma turma em formação no Rio concluir o curso, os 52 policiais formados no 11 BPM voltarão para cá. Policiais nascidos na região estão mais compromissados com a segurança local, pois conhecem os moradores, têm um carinho especial pelo lugar onde nasceram — afirma Guimarães.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, José Maria Brinckmann Filho, também quer a volta de pelo menos metade dos policiais formados no 25 BPM. A unidade atende a sete municípios — de Saquarema a Búzios— e conta com 720 policiais para 530 mil habitantes, uma média de um PM para 733 moradores.

— Estamos lutando para que os policiais fiquem aqui, pois é grande a carência de PMs na região. Precisamos que haja um efetivo fixo de mil policiais, durante o ano, subindo para 1.300 homens no período de férias, quando a população aumenta muito — diz.

Em Niterói, após uma reunião com o comandante do 12 BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy França,
os vereadores do município decidiram fazer uma indicação legislativa para que os 49 recrutas em formação na região continuem a trabalhar como soldados do batalhão. O pequeno efetivo da PM na cidade foi a principal crítica dos parlamentares, que consideram pequeno o efetivo (750 policiais) destinado às regiões de Niterói e Maricá.

—- O aumento do efetivo da PM é a nossa meta. Além da indicação legislativa, que será enviada ao prefeito Jorge Roberto Silveira e ao governador Sérgio Cabral, vamos pedir uma audiência com o secretário de Segurança — conta o presidente da Câmara, o vereador Paulo Bagueira, que defende um efetivo de 1.400 policiais para o 12 BPM.

Em nota, o comando de Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que o governador Sérgio Cabral pretende aumentar o efetivo da PM em 50% até 2016. Hoje, a tropa é de 39.096 homens. “Recentemente, foram incorporados à instituição 1.279 novos policiais. Haverá novo
concurso para preenchimento de 3.600 novas vagas”, diz a PM.


Por Elenilce Bottari, do GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário