Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sérgio Cabral decide trocar comando de diversos batalhões da Polícia Militar para reagir a arrastões

RIO - Diante da onda de arrastões que aterroriza motoristas desde a semana passada, o governador Sérgio Cabral anunciou, nesta quarta-feira, que a Secretaria de Segurança vai trocar os comandos de diversos batalhões da Polícia Militar.

A dança das cadeiras já está definida. As mudanças foram acertadas em reunião do comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, com seus colaboradores diretos.

No Batalhão de Polícia em Áreas Turísticas (Bptur), a tenente-coronel Viviane Damásio Duarte, que está grávida, vai se licenciar. Assumirá o tenente-coronel Claudio. O 1º BPM (Estácio) sairá das mãos do tenente-coronel César Tanner, que assumirá o 3º Comando de Policiamento de Área (Baixada). Em seu lugar, ficará o subcomandante do 22º BPM (Maré), tenente-coronel Ranulfo Souza Brandão Filho.

O tenente-coronel Antonio Carlos Carballo Blanco sai do 2º BPM (Botafogo) e vai para a Escola Superior de Polícia Militar (ESPM), dando lugar ao ex-comandante do 26º BPM (Petrópolis), tenente-coronal Antonio Henrique Oliveira. O tenente-coronel Ibis Silva Pereira, comandante da ESPM, assume o 26º BPM (Petrópolis). No 4º BPM (São Cristóvão), o tenente-coronel Rogério Leitão, então comandante do 23º BPM (Leblon), assume o posto que pertencia ao coronel Weber Collye, que será secretário municipal em Seropédica. O Batalhão do Leblon passará ao comando do tenente-coronel Roberto Garcia, ex-subcomandante do 16º BPM (Olaria).

O coronel Luiz Castro, ex-coordenador de Análises Criminais da PM, será nomeado comandante do 5º BPM (Praça Harmonia), que estava sob a chefia de Sayonara do Valle. Ela passará a integrar o Centro de Comunicação e Informática da corporação. No 7º BPM (São Gonçalo), entra o tenente-coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira, que dirigia o Hospital da PM em NIterói. A unidade de saúde agora ocupada pelo tenente-coronel Roberto Gil.

O ex-comandante do 18º BPM (Jacarepaguá), Djalma Beltrame, assumirá o 14º BPM (Bangu), substituindo o coronel Jose Macedo, que comandará o 16º BPM (Olaria). O coronel Antonio Jorge, enté então comandante do batalhão de Olaria, será transferido para o 28º BPM (Volta Redonda). O 18º BPM passará a ser comandado pelo tenente-coronel Souza, ex-chefe do setor de Pessoal da PM.

Mudanças também no 17º (Ilha do Governador): assume o tenente-coronel Marcos Neto, ex-subcomandante do 3º BPM (Méier). O tenente-coronel Ruy Louri deixa o 39º BPM (Belford Roxo) para integrar a Diretoria Geral de Pessoal da PM. Ele será substituído pel tenente-coronel Silvestre.

No 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Rogério Seabra, que vai para a Diretoria de Finanças da corporação, dará a lugar à tenente-coronel Cláudia de Melo Louvaim. O major Fabio Cajueiro vai dirigir a Coordenação de Análises Criminais. Era do Centro de Comunicação e Informática da PM.

Elevado da Paulo de Frontin teve dois arrastões em menos de 12 horas

Por volta das 19h30m, os ladrões roubaram dois veículos e pertences de motoristas que passavam no local. Os ladrões fizeram ao menos seis vítimas. Foi o terceiro arrastão na cidade em menos de 24 horas e o nono desde a semana passada.

Quarta-feira, algumas horas depois do arrastão no Elevado da Paulo de Frontin, o policiamento foi reforçado. Três viaturas estavam posicionadas na entrada do Túnel Rebouças, no sentido Zona Sul. PMs em motocicletas ficaram nos vãos das muretas centrais do elevado.

O delegado da 6ª DP (Cidade Nova), Luiz Alberto Andrade, disse que o caso é preocupante, principalmente pela reincidência em tão pouco tempo:

- Provavelmente as ocorrências de quarta-feira e quinta-feira estão relacionadas. O grupo teve sucesso, viu que não houve reforço do policiamento e voltou.

Os carros foram periciados em busca de digitais dos criminosos. Segundo o delegado, as vítimas não conseguiram reconhecer os bandidos entre fotos de possíveis suspeitos.

Andrade ressaltou que a região é considerada crítica dentro da área de abrangência da 6ª DP. Há cerca de 10 dias, a delegacia, em parceria com a 7ª DP (Santa Teresa) e com o 1º BPM (Estácio), reforçou a segurança do Rio Comprido, mobilizando policiais na Avenida Paulo de Frontin. Viaturas passaram a ficar estacionadas em diversos pontos.

De acordo com a Companhia de Engenharia do Tráfego (CET-Rio), diariamente 85 mil veículos passam pelo elevado, no sentido Zona Norte.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, afirmou que nem sempre é possível evitar assaltos e que a falta de notificação dos casos, por parte da população, prejudica o planejamento do patrulhamento. O oficial não acredita que a onda de assaltos esteja sendo feita por bandidos expulsos de suas comunidades pelas UPPs.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário