Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 12 de outubro de 2010

São Gonçalo forma PMs, mas os novos soldados vão para as UPPs

RIO - Município fluminense que possui o menor índice de policiais por habitantes (há um policial para cada 1.500 moradores, quando o ideal é um para cada 250 habitantes), São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, tem um curso de formação de policiais militares que são lotados em outras cidades assim que concluem o curso de formação.

A situação inusitada foi levada ao governador Sérgio Cabral pela deputada estadual Graça Mattos e é motivo de protestos do Conselho Municipal de Segurança e outras entidades da cidade, que registra alto índice de criminalidade, principalmente assaltos e homicídios.

-- Há um ano estamos denunciando a invasão de bandidos expulsos dos morros do Rio que foram beneficiados com UPPs. A invasão acontece pela proximidade e pela falta de policiais no único batalhão e pelo precário atendimento que a população tem nas delegacias da Polícia Civil. Fomos surpreendidos quando os 80 homens formados no curso de formação do 7º BPM foram lotados nas UPPs -- reclamou o presidente do Conselho de Segurança da 7ª AISP, José Antônio Borges.

No contato com o governador, a deputada Graça Mattos pediu mais policiais para o 7º BPM, reforma das delegacias e reabertura do batalhão da PM de Neves, que foi transferido para Nova Friburgo e tirou mais de 500 policiais da cidade. Com a falta de policiamento ostensivo, o número de assaltos aumentou na cidade. Na tarde de segunda-feira, havia uma fila de vítimas registrando queixa de roubos e futos na 73ª DP (Neves).

-- As estatísticas não traduzem a realidade porque, por não confiar na ação da polícia, a maioria das vítimas não procura as delegacias -- lamentou Borges.

Segundo o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Roberto Gil, que está deixando o posto, a unidade de fato possui um curso de formação de policiais.

-- Isso não segnifica que eles tenham que ficar no batalhão -- disse o comandante.


Paulo Roberto Araújo

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/10/08/sao-goncalo-forma-pms-mas-os-novos-soldados-vao-para-as-upps-922740567.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário