Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Exército vai implantar no Rio uma Força de Paz nos moldes do Haiti





RIO - Pela primeira vez na história, o Exército vai montar no país uma Força de Paz nos moldes das operações realizadas no Haiti. O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmou que suas tropas vão ocupar a parte interna dos complexos do Alemão e da Penha.

De acordo com Peri, nessa segunda fase de ocupação os militares vão fazer o patrulhamento e, se necessário, vasculhar casas. A Brigada Paraquedista também não ficará fixa no Complexo do Alemão. Tropas de outros estados poderão ajudar na ocupação.

O comandante do Comando Militar do Exército (CML), general Adriano Pereira Junior, disse que, a partir da semana que vem, serão traçadas metas para que o Exército comece a ocupação do interior das comunidades. De acordo com o general, um comandante, ainda não escolhido, será designado para comandar a tropa de Paz.

- Nosso pessoal está preparado para esse tipo de atuação. O governador enviou um ofício ao Ministério da Defesa que resolveu atender ao pedido. Basta agora acertar a nossa estratégia e uma data para a entrada do Exército na comunidade - informou o comandante.

O Exército ainda não divulgou, no entanto, quando a força pacificadora vai começar a atuar. Segundo o general Adriano, ainda é necessário um tempo para que o Exército faça o planejamento das ações. Mas, ele acredita que não será possível implantar a Força de Paz antes do dia 15 de dezembro.

Marinha deixa ocupação no Complexo do Alemão

Nesta quinta-feira, as tropas da Marinha começaram a deixar a ocupação no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. Segundo informações dos militares, os 17 blindados saem do 16º BPM (Olaria) e voltam para o quartel da corporação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde ficarão de sobreaviso. Caso seja necessário, os veículos vão voltar para o conjunto de favelas. Ainda de acordo com os militares, a retirada dos blindados acontece para aliviar o tráfego no local e diminuir a exposição dos veículos.


Ana Claudia Costa, Paulo Carvalho, Ana Carolina Torres; G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário