Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 12 de setembro de 2009

O QUE É O INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA


O Instituto de Segurança Pública é uma autarquia criada em 1999, com o objetivo de colaborar na promoção dos saberes comuns à Segurança Pública, desenvolvendo projetos em parceria, pesquisas e análise criminal, além de um extenso conjunto de ações facilitadoras ao necessário diálogo entre as expressões da Segurança Estatal e a Sociedade Civil.

A transparência da informação é meta prioritária, por isso as ocorrências criminais registradas no Estado são divulgadas periodicamente para atender às demandas da Secretaria de Estado de Segurança, das polícias e da sociedade.
O ISP pode realizar, ainda, em parceria com instituições de ensino de excelência, cursos que contribuam de alguma maneira para o aprimoramento da atividade profissional dos agentes de segurança pública.

O Instituto também realiza convênios com municípios interessados em aperfeiçoar os serviços relacionados à segurança pública local, podendo inclusive prestar consultorias técnicas nesse sentido, adaptando os produtos às peculiaridades locais. As pesquisas realizadas pelo ISP visam subsidiar a gestão de segurança pública no Estado, com o tratamento científico de seus principais problemas.
Através do Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança Pública (NUPESP), o ISP produz relatórios estatísticos sobre o sistema de segurança pública estadual com o objetivo de analisar os problemas que mais afetam a população e assim avaliar o desempenho das ações de segurança no Estado.

Alguns dos produtos regulares do NUPESP são: as publicações de incidências criminais no Estado do RJ; a divulgação do boletim mensal de monitoramento e análise; quadro de locais e horários de incidência criminal; avaliação de risco e indicação de linhas de ônibus para maior policiamento; monitoramento diário de crimes considerados como prioridades pela Secretaria de Estado de Segurança (homicídio doloso, roubo de veículos, furto de veículos e crimes de rua – roubo de celular, roubo a transeunte, roubo em coletivo); monitoramento de padrões regionais e das Áreas Integradas de Segurança Pública; elaboração e análise de pesquisas voltadas para o tema Segurança (dados sobre vitimização, roubo de veículos, homicídio doloso, crimes de rua, furto de veículos) e ainda apresentação de relatórios temáticos (criança e adolescente, dossiê mulher, e idoso).

Ampliar a mobilização popular nas questões relacionadas à segurança pública local é uma das grandes conquistas do ISP. Buscando consolidar cada vez mais a idéia de uma democracia direta e participativa, no campo da segurança pública, a implantação de Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) em todo o Estado do Rio de Janeiro vem crescendo ao longo dos anos. Os conselhos assim se estabelecem como um novo canal de comunicação entre a comunidade e as polícias, na busca comum pela redução da violência.


Visão

Consolidar o ISP como órgão de referência na produção de conhecimento em segurança pública e promoção da participação social.

Missão

Subsidiar a Secretaria de Estado de Segurança na implementação de políticas públicas, por meio de pesquisas, projetos e análises informativas, e assegurar a participação democrática da sociedade na construção dessas políticas.

Valores
• Transparência;
• Integração;
• Efetividade;
• Excelência;
• Trabalho em Equipe;

Socialização.

Um comentário:

  1. A segurança pública é uma responsabilidade coletiva e cada cidadão tem o direito de participar da construção da sua própria segurança. Assim, os Conselhos Comunitários de Segurança surgem como um novo canal de comunicação – e muito mais direto - entre a comunidade e as polícias, na busca comum pela redução da violência.

    Em reuniões mensais e cafés comunitários, realizados por cada Área Integrada de Segurança Pública (AISP), o comandante do Batalhão da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil se reúnem com representantes de diversos setores da sociedade para analisar e discutir estratégias de policiamento na região. Na pauta de discussões, o exercício da cidadania: demandas da população, métodos de ações preventivas e resultados alcançados. Os relatórios destas reuniões serão entregues ao Instituto de Segurança Pública, para análise e adoção de medidas.

    ResponderExcluir