Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Entregador de gás é morto com 15 tiros em São Gonçalo



O entregador de gás Marcos Antonio da Silva Santos, 31 anos, foi morto com mais de 15 tiros, na tarde do último sábado, na Rua Cardeal Montine (antiga Rua 26), no Jardim Catarina Novo, em São Gonçalo. De acordo com peritos, os tiros atingiram a cabeça, peito e as costas de Marcos, que teria tentado correr dos assassinos, mas morreu numa calçada.

No local foram recolhidas 10 cápsulas de munição calibre 9mm e outras quatro de calibre 40. Com a vítima, os policiais encontraram R$ 175 e uma chave de carro. Dezenas de curiosos se aglomeraram para acompanhar a movimentação da polícia, que abriu inquérito para investigar o crime. A hipótese de vingança não foi descartada.

Crime - Marcos retornava para o trabalho quando foi abordado pelos assassinos, a poucos metros de casa. Testemunhas disseram que os criminosos esperaram o melhor momento para fazer os disparos. Marcos Antônio foi assassinado com tiros à queima-roupa.

Familiares não sabam a motivação do crime. O envolvimento de traficantes no assassinato está sendo investigado pela polícia.

O inquérito aberto pelo delegado Rudolph Bruno Anastácio, adjunto da 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado, será encaminhado para o setor de Homicídios (SH) da delegacia e investigado pelo inspetor Fabrício Leite.





ENTREGADOR DE GÁS É ASSASSINADO A TIROS EM NOVA PARNAMIRIM



Um homem aparentando de aproximadamente 25 anos, identificado como Robson Costa dos Santos, foi assassinado no início da tarde desta segunda-feira (27) próximo ao ginásio poliesportivo de Nova Parnamirim. A Polícia Militar cercou o local e as informações são que dois homens foram os responsáveis pelos disparos que mataram a vítima, que trabalhava como entregador de gás. A dupla armou uma cilada para o entregador.

O crime ocorreu por volta das 14h20, na rua Sabiá Laranjeira. A distribuidora onde o entregador trabalhava recebeu o pedido de um botijão de gás e um garrafão de água mineral para uma residência na rua. No entanto, ao chegar ao local onde seria entregue o suposto pedido, a moradora disse que não havia feito a encomenda. Nesse momento, dois homens que estavam em uma motocicleta Fan realizaram a abordagem e mataram o entregador.

Robson foi atingido pelo menos quatro vezes e os criminosos fugiram em direção à BR-101. Outros moradores da região ouviram os disparos e, ao saírem das casas, observaram o entregador caído. O socorro médico foi acionado, mas, quando a ambulância do SAMU chegou ao local, a vítima já estava sem vida.  A Polícia Militar cercou o local e fez diligências com o objetivo de encontrar a dupla, mas ninguém foi encontrado. O corpo já foi levado pelo Itep, que também realizou a perícia no local do crime.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Programa 'Gás Legal' é apresentado durante reunião do GGIM



Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de Macaé discute meios de reduzir criminalidade

As vantagens da ação integrada das instituições de segurança do município no combate ao comércio ilegal de gás foi um dos tópicos apresentados durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), realizada nesta terça-feira (14), a partir das 10 horas, no auditório do Fórum Municipal. A exposição do tema foi uma ação inédita do GGIM na forma de conduzir os encontros, que têm como principal objetivo traçar estratégias de garantia da segurança pública, integrando os diversos órgãos que atuam no setor.

O Programa Gás Legal, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem como objetivo combater o comércio irregular de gás de botijão (GLP), que coloca em risco a segurança do consumidor, das instalações onde estão armazenados, dos prédios e construções vizinhas, viola a ordem econômica pela prática do crime, entre outros.

Durante a apresentação, o consultor do Programa Gás Legal, da ANP, Jorge Medeiros, defendeu a participação dos municípios na fiscalização para garantia dos resultados. “O poder local, além de conhecer melhor a região, torna mais viável a atuação permanente. Além disso, torna possível reprimir a ação ilegal em diversas frentes. Por exemplo, esses locais, em geral, não possuem alvará de comercialização para esses produtos, cabendo a ação da Postura. Esse tipo de venda também pode lesar o consumidor, podendo haver, então, a atuação do Procon”, explicou.

Para facilitar a ação dos órgãos municipais, o programa disponibilizará o banco de dados de locais de comercialização ilegal de gás, montado a partir de denúncias realizadas. Além disso, disponiliza meio de transporte para o material apreendido e local para armazenamento após a apreensão.

O Programa Gás Legal foi lançado pela ANP em setembro de 2010, e desde o início de suas atividades registrou uma redução de 66% neste tipo de comércio clandestino.

Participaram da reunião representantes da Câmara Permanente de Gestão, Guarda Municipal, Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, 32º Batalhão da Polícia militar, 9º Grupamento de Bombeiros, 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé, Polícia Federal de Macaé, Conselho Comunitário de Segurança de Macaé, Conselho Comunitário de São Gonçalo, IJ Assessoria Gás GLP,  SENASP/MJ no RJ, Posto Regional de Polícia Técnica-científica, Juízes da 2ª Vara Cível, 1ª Vara Criminal, Vara da Família, Vara Federal de Macaé, Vara de Infância e Juventude, Procurador da República, Conselhos Tutelares, entre outros.

Durante a reunião também foram apresentados os indicadores criminais do município e o resultado das ações desempenhadas desde a última reunião.




Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Juranir Badaró